Dicas De Segurança Ao Falar Com Outra Pessoa

Os golpistas existem há décadas: de cartas a mensagens de e-mail e aplicativos. Ao longo dos anos, o Hornet construiu muitas medidas defensivas para manter nossa comunidade protegida contra fraudes e falsificações, incluindo o uso de IA e verificações manuais de contas. No entanto, ainda existem alguns perfis sendo aprovados.

Este artigo fornece uma introdução rápida sobre quais etapas você pode seguir para se proteger de spammers, golpistas e perfis falsos.

Em primeiro lugar, tenha cuidado ao compartilhar informações pessoais com outras pessoas, em conversas privadas ou no seu perfil. Nunca divulgue seus endereços físicos, números de telefone, dados de contas bancárias ou fotos de documentos oficiais e do dia a dia, até conhecer melhor a pessoa. Se alguém lhe solicitar qualquer tipo de informação pessoal, especialmente quando vocês estão começando a se conhecer por meio eletrônico, isso deve alertá-lo. Neste caso, o melhor é denunciar a conta para que nossa equipe de moderação possa analisá-la.

Pode até soar repetitivo, mas vamos repetir mais uma vez – Nunca compartilhe sua senha com ninguém! Mesmo que você confie em alguém, sua senha pessoal só deve ser conhecida por você. Nesse caso, ninguém poderá invadir seu perfil e roubar suas informações pessoais. Também é importante que você escolha uma senha muito forte. Que seja composta de letras maiúsculas, letras minúsculas, números e símbolos – tudo em ordem aleatória. Aqui estão alguns exemplos (não os use!):

  • {7!Qb_8$LS8e7@AiX22%
  • JpL9$6xjujB[qsVt

Se achar difícil de lembrar, você pode usar um gerenciador de senhas. Existem alguns disponíveis online e geralmente gratuitos. Mas, claro, sempre escolha um confiável, por exemplo Google ou Apple Password Managers. 

Seja extremamente cauteloso se alguém pedir para você ir para outro aplicativo, como WhatsApp, Telegram, Viber, Snapchat, etc. Lembre-se de que os fraudadores podem ser criativos em suas tentativas de convencê-lo a mudar a conversa para outro lugar – eles podem dizer que o Hornet não funciona direito para eles (o que não é verdade), que o outro local é mais conveniente para a comunicação, eles atingiram um limite de mensagens que podem enviar no Hornet (não é verdade – não limitamos os chats), não usam o Hornet com frequência porque vivem uma vida “no sigilo” e muitas outras desculpas. Nosso conselho para você – não transfira a conversa para outro aplicativo, a menos que tenha 100% de certeza de que está falando com uma pessoa real e confiável.

Porém, se você já fez isso, lembre-se de não compartilhar nenhuma informação pessoal ou nudes com a pessoa, pois ela pode usar isso contra você. Se os golpistas obtiverem essas informações, poderão te ameaçar  com a divulgação de informações pessoais, a exposição dos nudes à sua família e etc., a menos que você lhes dê uma quantia X de dinheiro. Se você se encontrar em tal situação, entre em contato com os órgãos responsáveis na lei, que poderão tomar as medidas adequadas neste caso.

Se você vir algo que não pareça real, provavelmente não é, confie em seus instintos e denuncie o perfil e nossa equipe de moderação analisará o perfil de perto. Este artigo explica como você pode denunciar o perfil. Quanto mais pessoas denunciarem os golpistas, mais rápido poderemos nos livrar deles.

Um bom sinal de que você está falando com uma pessoa real – é a marca de verificação do perfil. Se o perfil for verificado, significa que nossa equipe aprovou manualmente a foto tirada em tempo real e a comparamos com outras fotos do perfil. Você pode ler mais sobre isso aqui.

Também recomendamos que você leia os seguintes artigos:

Se você não conseguir encontrar uma solução em nosso FAQ, escreva para feedback@hornet.com. É importante que você inclua o ID da sua conta para que possamos rastrear seu perfil. O ID da sua conta está localizado no seu perfil, na parte superior central da tela, e começa com o símbolo “@”.

Back to all topics

Quantcast