Comece a programar 2018 e seus 12 feriados prolongados

Acredite, todos, eu disse TO-DOS os feriados nacionais de 2018 são feriados prolongados, aqueles que a gente “enforca” um diazinho e aproveita pra fazer o que não consegue durante a semana normal de trabalho ou simplesmente no fim de semana.

Entre dez datas comemorativas que cairão em dias úteis, cinco serão em segundas ou sextas e outras cinco, em terças e quintas, dando origem aos celebrados feriadões e enforcadões. Em São Paulo o número é ainda maior somando outras quatro folgas municipais que também prometem prolongar o descanso da galera.

Mas não vai comemorando antecipadamente não, tá? Para alguns, a realidade dos feriadões pode estar com os dias contados por conta da reforma trabalhista que entrou em vigor no último dia 11 e tem entre suas medidas a possibilidade de negociação de folgas em feriados entre patrões e colaboradores.

Funciona assim: é possível que seja feita a troca dos dias de descanso substituindo, por exemplo, dias vagos que cairiam em quintas e terças, pela pausa nas atividades às segundas e quartas, eliminando o hábito de “emendar” datas comemorativas com o fim de semana. O comércio e indústria devem se beneficiar, pois as pesquisas revelam que a cada feriado o país deixa de acumular R$15 bilhões em receitas com a queda da produção e vendas.

Um lembrete importante é de que a negociação desses dias de folga deve ser feita individualmente entre patrão e empregado e só vale para a compensação no mesmo mês do feriado original. Já no caso de acordos coletivos, quando todo o corpo de funcionários e a chefia decidem o que fazer, é possível que o descanso seja compensado em meses diferentes.

Então vai se programando, fechando os acordos e planejando o ano com possibilidades de descanso extra. Aproveite e conte pra gente qual é sua sugestão de curtição para os feriados que você pode conferir aqui no site da ANBIMA – a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e Capitais.