5 Lições que Um Gay Gostoso Mais Velho Me Ensinou Sobre Envelhecer

This post is also available in: Inglês Chinês

Recentemente, em um vestiário cheio de espelhos, eu tive o privilégio de finalmente ver os dois buracos que estão se formando na minha careca. Eu sabia da existência deles, mas eu nunca tinha tido o “prazer” de ver os tufos afinando tão claramente, prova inegável da minha idade.

Instantaneamente, eu fiquei chateado e depois eu fiquei chateado por ter ficado chateado porque eu tinha me prometido nos meus vinte e poucos anos que eu iria envelhecer “vergonhosamente”, evitando tônicos e cirurgias para evitar as rugas e a calvície. Contudo, eu não conseguia superar minha autopreferência por uma cabeça cheia de cabelo, então eu liguei para um homem gay de 55 anos que eu respeito muito e pedi conselhos para ele de como superar isso. Após uma conversa de 40 minutos, aqui está o que eu aprendi:

1. A maior parte disso tudo está na sua cabeça

Seus sentimentos sobre envelhecer não são apenas quase que universais (qualquer insegurança ou observação que você possa pensar provavelmente foi pensada ou sentida por mais alguém), como também o nível de importância deles é apenas o que você acha que é, pelo menos em termos de atratividade. Sim, o preconceito etário é real nos apps de pegação, na cena gay e no mercado de trabalho, mas há outras maneiras de encontrar (uma) companhia, e se preocupar muito com rejeição só vai te prejudicar e não permitir que você foque em tudo mais que faz você ser tão valioso.

2. Exercícios e dietas não são apenas para vaidade

Eu normalmente malho e faço dieta apenas para ficar bem pelado. Mas conforme você envelhece, o que você comeu durante a vida e seus hábitos de atividade física tem um impacto direto na sua respiração, circulação, na sua capacidade de evitar ossos quebrados e outras lesões. Resumindo, apesar de muitos caras mais jovens pensarem em dieta e em se exercitar como um meio para se tornar mais atraente fisicamente, os verdadeiros benefícios aparecem conforme você envelhece. Sendo assim, se exercitar e comer bem não deveria se tratar apenas de ficar gostoso, deveria ser sobre respeitar e investir no seu próprio bem-estar a longo prazo. Felizmente, nunca é tarde demais para comer alimentos saudáveis ou praticar exercícios; eles continuam fornecendo benefícios desde que você respeite seus limites e se exercite corretamente.

3. Amigos mais novos e mais velhos te mantêm por dentro

Ser amargo é uma escolha. Sim, todos nós já nos machucamos (alguns mais que outros) e o mundo pode ser um lugar merda, injusto e horrível (frequentemente, na verdade). Mas dispensar novas modas e falar sobre como os tempos passados eram muuuuito melhores são apenas expressões nada atraentes de medo. O tempo e a vida mudam, e ter amigos jovens e descolados e amigos mais velhos e experientes vai garantir que você mantenha perspectiva, evite o tédio e tenha seus pontos de vista desafiados. Escute música inovadora, ouça opiniões de vanguarda, coma comidas novas — viva, cacete. VIVA!

RELACIONADO: Não Se Sente Atraído por Homens Mais Velhos? Aqui Está O Que Você Está Perdendo…

4. Envelhecer é sexy

Sabe aqueles modelos de cueca atléticos, perfeitinhos que você fica babando nos pornôs e nas revistas fitness? Alguns de nós namorou e dormiu com eles e eles não eram isso tudo. Ah claro, alguns deles foram ótimos, mas depois de termos sido introduzimos à imagem deles como o fator principal da virilidade por todas nossas vidas, percebemos que há muito mais coisas na masculinidade do que juventude perpétua. Cabelos grisalhos, rugas, calvície e barriguinhas tem um verdadeiro encanto como marcas de experiência. E alguns homens que não podiam se garantir somente com suas aparências acabaram aprendendo uma miríade de maneiras de como te seduzir, tanto intelectualmente como fisicamente.

5. É tudo sobre habitar seu corpo em cada fase

Em vez de tentar se segurar à sua juventude perdida/dias de glória (crise de meia-idade?), aceitar nosso envelhecimento nos ajuda a perceber a beleza impermanente do agora e viver como somos no presente — os objetivos da maioria das psicanálises e meditação. Considerando a quantidade de pessoas da geração anterior que sucumbiram ao HIV, é um presente poder envelhecer e servir como exemplo do quanto alguém pode ser maravilhoso, exuberante e vigoroso quando mais velho. Se você quiser Botox, minoxidil ou qualquer outro tratamento antienvelhecimento, vá em frente — sem julgamentos! Faça o que te faz feliz! Mas lembre-se, seu corpo é apenas uma casca — o mais importante é o seu espírito e o quanto humanamente você o expressa.

(imagem em destaque do romance intergeracional de 2013 Gerontophilia de Bruce La Bruceassista online)

 

Traduzido por Rafael Lessa.