Aqui Está O Porquê Da Audiência Do ‘Late Night With Stephen Colbert’ Estar Indo Mal

This post is also available in: Inglês Espanhol

Apesar de ter começado bemThe Late Show With Stephen Colbert tem ficado em terceiro lugar na audiência dos programas de tarde da noite. Os críticos conservadores dizem que é porque o programa do Colbert é “muito liberal“, e até uma coluna do Salon diz que o programa é muito inteligente para os Republicanos. Claro, ser um programa inteligente, de esquerda, não fez mal ao The Colbert Report… então o que está acontecendo? O Colbert é simplesmente progressista demais para os americanos convencionais… ou na verdade está indo mal porque a CBS não tem serviço de stream dos seus programas através de serviços como Hulu ou Netflix?

Tanto o Fallon como o Kimmel estão prontamente disponíveis no Hulu — o programa do Colbert só pode ser encontrado no serviço de propriedade da CBS, CBS All Access, por $6 por mês, que inclui os intervalos comerciais. Comparativamente, o Hulu é $8 por mês com propagandas, $12 por mês sem — e o Hulu inclui programação de todas as outras grandes emissoras, e ainda dos canais a cabo. Ao tentar conquistar o seu próprio nicho, a CBS está se dando um tiro no pé.

O público do Colbert é tradicionalmente mais jovem e descolado — o público exato que abandonou a transmissão pela televisão pelo streaming há muito tempo. E é bobeira pensar que os fãs do Colbert não estão de fato assistindo o programa dele — eles apenas estão fazendo isso de um jeito muito mais conveniente para eles — pirataria.

Infelizmente para a CBS, os torrents e os sites tube piratas não são monitorados pela auditoria do Nielsen [que funciona como o IBOPE nos EUA], e os que assistem o programa do Colbert através da pirataria são provavelmente “superfãs” que assistiriam legalmente pelo stream se tivessem a opção, mas se recusam a pagar $6 por mês por um canal, por um programa em particular — particularmente quando a programação da CBS tem historicamente estado disponível no ar de graça.

Além do CBS All Access e do canal no YouTube com trechos, não tem outro jeito de assistir o programa do Colbert ou melhorar os números da audiência. Claro, nenhum dos três grandes programas do fim da noite vendem os episódios no iTunes, mas tanto o Fallon como o Kimmel tem o seu próprio app oficial gratuito. O melhor que o Colbert tem a oferecer é a série de podcast que é excelente, porém curta criada para falar sobre o processo de criação do programa — um podcast que acabou antes mesmo do The Late Show estrear.

Não é de se admirar que a audiência do Stephen Colbert esteja sofrendo quando ele vai de uma presença online oficial enorme por causa do The Colbert Report para, bem, basicamente nada pelo The Late Show. Se a CBS quiser reverter os números da audiência, Colbert não precisa ser menos inteligente ou progressista, a emissora apenas precisa aceitar (dói menos) e parar de tentar fazer com que o CBS All Access aconteça e se juntar ao resto do mundo da TV no Hulu.

Comments are closed.