Museu realiza exposição dedicada ao banheirão em Berlim

Um museu em Berlim acaba de revelar que vai inaugurar uma exposição dedicada ao tema do sexo gay em banheiros públicos. Exatamente, o famigerado banheirão vai ganhar uma exposição completíssima com tudo sobre o tema, incluindo fotos quentíssimas.

A exposição vai apresentar uma coleção de fotografias do fotógrafo Marc Martin, um francês que embarcou em um projeto imagético dentro banheiros públicos, mas calma, não vamos ver cenas reais e sim, modelos simulando as fantasias masculinas, inclusive as dele, visto que ele revela que suas primeiras experiências sexuais foram em banheiros públicos.

“E eu estou orgulhoso desse trabalho. Estes lugares onde os homens estavam constantemente indo e vindo foram fundamentais na minha sexualidade, despertaram meus desejos e extinguiram minha curiosidade. Ali, eu também tive os encontros improváveis ​​e inesperados”.

Ele diz que entre muitos membros da comunidade gay, os banheiros públicos “permanecem como uma fonte de vergonha do que o orgulho”, no entanto ele acredita que os banheiros públicos ofereceram “espaços de liberdade desenfreada”.

A exposição das fotos de Martin é acompanhada por citações sobre urinais de Jean Genet e Rimbaud. Haverá também conversas e exibições de filmes, além de uma palestra do historiador do cinema e do jornalista Marc Siegel.

Segundo o curador da exposição, ela levanta questões sobre a mudança da natureza dos espaços urbanos explorando a cultura do sexo em banheiros públicos como um meio de pensar sobre os danos que o desenvolvimento urbano, gentrificação, privatização e vigilância têm atuado sobre a existência e uso do espaço público.

A exposição tem patrocínio do serviço de transporte público berlinense BVG (Berliner Verkehrs-Gesellschaft) que obviamente tem vários banheiros públicos em suas estações de metrô, a maioria deles fechada desde 1990. Como muitos já eram famosos, mesmo notórios, lugares de cruzeiro, Marc Martin decidiu usá-los para suas sessões de fotos.

Confira o site da exposição e as datas.

Foto: © Marc Martin – Fenster Zum Klo