Guia Gay Hornet da cidade de Lyon

Guia Gay Hornet da cidade de Lyon

Be first to like this.

This post is also available in: English Español Français ไทย 繁體中文

Apenas duas horas de Paris pelo TGV (trem interurbano de alta velocidade da França), Lyon pode ser a cidade francesa com a vida gay mais florescente (depois da capital do país, é claro). Em 2009 e 2014, a revista homossexual francesa Têtu apelidou Lyon de “A cidade francesa mais gay-friendly.” Então, vamos fazer uma viagem pela gay Lyon, a antiga capital dos gauleses durante a Segunda Guerra Mundial que foi reconhecida como o Destino Líder da Europa pelo World Travel Awards em 2016.

 

Passeios obrigatórios

Ao pé da colina Fourvière, o Vieux Lyon (Lyon antigo) é o distrito medieval e renascentista da cidade. Ao longo de suas ruas de paralelepípedos, pequenas lojas e restaurantes prosperam, especialmente os famosos bouchons (restaurantes onde você pode comer as especialidades gastronômicas de Lyon). No topo da colina a Basílica de Fourvière oferece uma vista deslumbrante de Lyon.

Parc de la Tête d’Or

Se o tempo estiver bom, dê uma volta no Parc de la Tête d’Or. Um ponto de acesso para os locais durante os fins de semana, esta zona verde no Lyon gay irá encantar você com seus gramados, seu lago, trilhas para caminhadas e seu zoológico.

Musée des Confluences

Os adoradores de museus têm escolhas entre o Museu de Arte Contemporânea  (perto do Parc de la Tête d’Or), o Museu de Artes Finas (que apresenta uma média de 700 peças) ou o Museu das Confluências. Inaugurado há apenas três anos, o Museu das Confluências inclui coleções de ciências naturais, antropologia e história cultural.

 

Vida noturna gay

A vida noturna de Lyon é vibrante, e a cidade é o lar de vários bares e clubes gays. Para uma cerveja no início da noite, vá para o XS. Pequeno (como o nome sugere), mas aconchegante, este bar é quase sempre cheio de caras de todas as idades, dando um ar amigável e sem barulho.

Para um drink mais tarde da noite, visite o Chapelle Café. Os DJs regularmente tocam sua música favorita durante os fins de semana. Nos dias quentes, pode desfrutar de uma vista magnífica da Basílica de Fourvière no terraço do bar.

Se já estiver a fim de encarar uma pista de dança, vá ao L’Impérial, um clube gay com uma galera mais nova em sua sala principal e dançarinos gostoso na outra sala, L’Annexe.

Com seu teto abobadado de pedra, o irresistível United Café (ou, simplesmente a UC) é o clube gay mais antigo de Lyon. Está aberto todas as noites da semana, é claro, nos fins de semana, oferecendo diferentes DJs e festas quase todos os sábados.

Lyon também hospeda grandes festas mensais, como a Garçon Sauvage (“Wild Boy,” or GS) no Le Sucre. Toda edição é um evento e os ingressos esgotam muito rápido. Atrai cerca de 800 clubbers por mês, alguns de muito longe. Seu sucesso se dá graças a uma organização especializada pelo coletivo Plus Belle La Nuit, a uma programação de bom gosto que mistura performances ao vivo e conjuntos de DJ a uma audiência colorida onde drag queens se misturam com gays mais novos e barbas brilhantes.

Garçon Sauvage

Não pode perder também: a festa gay de Lyon La Garçonnière (que rola no La Cour des Grands em setembro), que tem recebido clubbers locais há nove anos. Uma pista é dedicada à música electro house (com DJs internacionais regulares como John Dixon, Pascale Voltaire, Antoine 909) enquanto a outra é mais para o pop e discoteca.

 

Eventos LGBT

Desde 2011, Lyon foi o lar de um dos melhores festivais de cinema LGBT da França. A 8ª edição do Festival Écrans Mixtes, de 7 a 15 de março de 2018, honrará os convidados da lista A, como os diretores Monika Treut (Alemanha), João Pedro Rodrigues (Portugal)  Bruce LaBruce (Canadá).

Depois de uma primeira edição de sucesso no verão passado, o festival Intérieur Queer voltará a Lyon em julho de 2018. Lançado pela equipe Plus Belle La Nuit (que também organiza a festa Garçon Sauvage), o festival inclui festas, exposições, exibições e discussões públicas e pretende tornar Lyon uma capital gays europeia como Berlim ou Barcelona. Este projeto emocionante é uma das muitas razões pelas quais a gay Lyon é um dos principais destinos da Europa!

 

Alguma recomendação da cidade? Conta pra gente nos comentários.

Related Stories

Musical "Naked Boys Singing!" segue temporada no Rio de Janeiro
Romance “Armário Vazio Não Para em Pé” traz narrativa baseada em closes, corres e fatos verídicos
J.K. Rowling e transfobia: por que a escritora de Harry Potter tem sido cancelada?
Quantcast