Jogador trans da WNBA faz cirurgia e comemora: “liberdade finalmente”
O primeiro jogador trans da WNBA a jogar na liga profissional submetido a uma cirurgia de ponta e toda a liga se reuniu para comemorar. Layshia Clarendon, que usa ele, ela e elu, revelou-se inconformado em relação ao gênero em 2020, e quatro anos antes havia se descrito como não-binárie.
Na sexta-feira, o jogador trans postou uma série de fotos no Instagram mostrando os resultados de sua cirurgia recente. “No dia 13 de janeiro às 10h abracei minha esposa em frente ao prédio do meu consultório, entrei e respirei fundo. O dia finalmente havia chegado. O dia em que tive que fazer uma cirurgia”, disseram no post.
“É difícil expressar em palavras a sensação de ver meu peito pela primeira vez sem seios, ver meu peito do jeito que sempre vi e sentir uma sensação de euforia de gênero em oposição à disforia de gênero”, continuou, “ liberdade… liberdade finalmente”.
O jogador transtambém compartilhou que inicialmente eles estavam com medo de compartilhar a notícia por causa do “ódio, mitos e ignorância” sobre pessoas trans e não binárias, mas eles se sentiram compelidos porque “Eu quero que as pessoas trans saibam e vejam que sempre existimos e ninguém pode nos apagar”.
A equipe de Clarendon, o New York Liberty, postou uma mensagem de apoio no Twitter. “A Liberty foi e continuará sendo uma organização que celebra a individualidade de todas as pessoas. Layshia é uma personificação orgulhosa de nossa crença de que nossa força está em nossa verdade e ninguém deve viver limitado pelos limites da sociedade ”, diz a declaração.