Katya não fará mais drag, entenda a razão

This post is also available in: Inglês Espanhol Francês

Em um vídeo no Instagram postado esta semana, Katya, a drag veterana que estrelou duas RuPaul’s Drag Race, anunciou que está se aposentando agora para cuidar melhor de si mesma. Na mensagem de retirada de Katya (que ela gravou inteiramente em francês), ela explicou que precisava esclarecer que ela é humana e que isso é algo que apenas os franceses entendem.

Embora o vídeo de aposentadoria de Katya não esteja mais disponível on-line, uma suposta transcrição do vídeo no Reddit informa que Katya revelou: “Estou bem. Não estou morrendo porque quero viver. Mas eu preciso tirar férias, como um pessoa normal. As pessoas que estão ouvindo entenderão, podem entender”.

No anúncio de aposentadoria da drag, muitos fãs notaram que ela parou de seguir Trixie Mattel, sua co-anfitriã da série Viceland, nas mídias sociais.

Katya, que está sóbria, revelou que ela não quebrou sua sobriedade, mas que ela corre o risco de fazê-la se ela não tomar certas medidas e priorizar seu próprio autocuidado sobre qualquer outra coisa.

katya retiring

Leia o texto inteiro do vídeo de Katya:

Oi, aqui é Katya. Esta é uma mensagem transmitida em francês, se você não é francês, isso não fará sentido para você.

Vou falar sobre David Lynch, e também sobre minha saúde.

Não é nada urgente, mas eu precisava fazer uma pequena pausa. Era hora de tirar férias, porque minha saúde, as drogas, meu cérebro, isso não estava nada bom.

Se você é francês, isso fará todo o sentido.

Eu falo francês, mas nunca tenho a oportunidade de praticar porque sempre estou ocupada, estou sempre trabalhando. Eu trabalho muito.

Mas eu não sou louca, você entende, claro. Eu sou uma estudante de línguas primeiramente, segundo, uma artista, terceiro, uma drag queen. A saúde é a coisa mais importante para mim.

Você tem que me entender. No futuro, eu preciso tomar mais férias, sou uma pessoa, sou humano. Você precisa me ouvir.

Agora, isso não é uma crise. Vou tirar férias para mim. Eu preciso tirar férias. O sol está lá, eu estou feliz. Minha saúde está aqui, estou feliz.

Estou lhe dizendo isso com uma sensação de urgência. Eu não estou morrendo. Deixe-me dizer-lhe a verdade. Eu não estou morrendo, eu quero viver. Eu sou um viciado em drogas, mas estou sóbrio. Hoje e ontem. E antes. Mas eu preciso tirar férias, porque quero sobreviver, como Gloria Gaynor.

Não sou arrogante, sou inteligente.

Estou bem. Não estou morrendo porque quero viver.

Mas eu preciso tirar férias, como uma pessoa normal. As pessoas que estão ouvindo entenderão. E isso é tudo o que eu queria dizer, só isso. Em francês, porque é a lingua do conhecimento. Todas as línguas são línguas de conhecimento, mas falo em francês porque preciso falar devagar para falar corretamente.

Eu não estou passando por uma crise de drogas agora, porque estou sóbrio. Hoje estou cuidando de mim mesmo. E essa é a razão pela qual estou feliz. Mas eu preciso escolher cuidadosamente os projetos que não… você entende.

O mais importante é que eu continue voltando.

Preciso dizer que sou humano. Isso é tudo. É uma piada para os americanos, mas para os franceses não é.

Adoro o francês, sempre adorei o francês. Aprendi francês porque adoro francês. Hoje, agora, digo-lhe “bonjour”.

Mas eu preciso tirar férias porque estou cansada, estou exausta, meu cérebro não funciona mais, por causa das drogas, por causa de todos os shows, acredito que você entenda. Nos veremos ainda e desejo-lhe um bom dia. Tchau.