Mistério Cerca Jogo de Tabuleiro Antigo Descoberto na China

This post is also available in: Inglês Chinês

Arqueologistas chineses descobriram recentemente peças de um jogo de tabuleiro jogado pela última vez há 15 séculos. De acordo com as informações da revista Chinese Cultural Relics, o jogo se chama “bo” ou “liubo”, e as peças foram encontrados em uma tumba enorme perto da cidade de Qingzhou datada aproximadamente de 300 AC.

14 sided ancient Chinese board game die
(imagem via Chinese Cultural Relics)

As peças encontradas incluem um dado de 14 lados feito de dente de algum animal. Os números de 1 a 6 aparecem duas vezes cada no dado, enquanto outros dois lados permanecem em branco. Os números são escritos no “estilo do selo,” uma forma antiga da caligrafia chinesa.

Os arqueologistas também encontraram 21 peças retangulares com números pintados nelas, e um tabuleiro de jogo quebrado consistindo de um azulejo “decorado com dois olhos, que são cercados por padrões de nuvens-e-trovões.”

Os arqueologistas não tem certeza de como o jogo era de fato jogado, mas um poema de 2.200 anos de Song Yu dá uma noção básica: “Então, com dados de bambu e peças de marfim, o jogo de Liu Bo começou; lados são escolhidos; eles avançam juntos; eles se ameaçam intensamente. Peças são coroadas como reis, e os pontos dobrados. Gritos de ‘cinco brancos!’ surgem.”

As peças foram descobertas em uma tumba de 100,5 metros de comprimento. A China ainda não tinha se unificado na época que a tumba foi construída, mas pesquisadores acreditam que foi construída para aristocratas do estado de Qi, pouco antes de ser conquistado pelo rival, estado de Qin.

Os arqueologistas começaram a escavar a tumba há mais de uma década e divulgaram seus achados ano passado na revista chinesa Wenwu. O túmulo foi amplamente saqueado. “A câmara do caixão estava quase completamente escavada e roubada,” diz o artigo, “sofrendo graves danos no processo.” Curiosamente, um dos ladrões do túmulo parece ter morrido na tumba também.

Publicado anteriormente em 7 de dezembro de 2015.


GX, ou GaymerX, é um “espaço queer”; uma convenção anual em Santa Clara, Califórnia, onde painéis focam em temas queer, mas todos são convidados e bem-vindos. Como um patrocinador de mídia orgulhoso do GaymerX, o Unicorn Booty cobre questões dos games de todos os tipos. Ingressos estão disponíveis em GaymerX.com.

Comments are closed.