A Modelo Hanne Gaby Odiele Se Assumiu Como Intersexual

This post is also available in: Inglês Francês

Em uma entrevista exclusiva com o USA Today, a estrela da moda belga Hanne Gaby Odiele saiu do armário: Odiele é intersexual.

“É muito importante para mim nesse momento na minha vida quebrar o tabu,” disse a supermodelo de 29 anos no USA Today. “À essa altura, nos tempos atuais, deveria ser perfeitamente aceitável se falar sobre isso,” afirma Odiele.

Ela é uma das primeiras pessoas intersexuais a falar sobre isso abertamente. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 1,7% da população nasce com características intersexuais.

Em um vídeo postado pelo Advocates for Intersex Youth, ou interACT, Odiele também protesta contra os procedimentos médicos realizados em crianças intersexuais que de acordo com eles causam mais danos do que melhorias. “Eu tenho orgulho de ser intersexual,” disse, “mas tenho muito raiva por essas cirurgias ainda estarem sendo realizadas.”

Kimberly Zieselman, a diretora executiva do InterACT, disse que Odiele é uma voz forte para a comunidade intersexual e vai ajudar a trazer atenção aos procedimentos médicos que tentam “consertar” crianças intersexuais.

A Organização Mundial de Saúde reprova essas cirurgias por considerar violações aos direitos humanos. Alguns países como a Suíça aboliram qualquer intervenção durante a infância de uma criança intersexual; os médicos suíços devem esperar até que a criança possa ser informada e decidir por ela mesma o que fazer.

Em 2016, as Nações Unidas consideraram a França “cruel e degradante” pelo seu tratamento a pessoas intersexuais nos primeiros meses de suas vidas. Em sua resposta,Laurence Rossignol, a Secretária de Estado para a Família, Crianças, Idosos e Independência, teve que admitir que essa questão nunca foi examinada pelo governo.

Odiele, que trabalha com os maiores fotógrafos e marcas como Dior, tem uma mensagem para a juventude intersexual: “Você pode ser quem você quiser. Não importa.”

 

Traduzido por Rafael Lessa.