O Guia de Um Gaymer Para Sair da Depressão

This post is also available in: Inglês

A depressão suga a sua motivação diária e o desejo de se envolver. Te deixa com um buraco interno que não pode ser preenchido pelas atividades que você achava interessante. Em um  recente painel na GX3, os desenvolvedores de jogos Zachary Snader e Adam Rickert compartilharam suas experiências com depressão e deram dicas de como se livrar da terrível doença para encontrar a felicidade novamente.

Aprenda a reconhecer seus sintomas

Olhe para dentro de si para descobrir seus gatilhos específicos. Faça uma abordagem diária, um passo de cada vez e tente identificar situações importantes que melhoram ou pioram o seu humor. Assim que você consegue identifica-los com segurança, comece a passar mais tempo cultivando situações que melhoram o seu estado. Assim como disse um palestrante, “Fazer as coisas que me deixam feliz ajuda a ver as coisas de uma maneira um pouco mais positiva.”

Se comprometa com a procrastinação produtiva

Crie uma lista de tudo que você quer realizar. Tente cumprir cada item da lista. Se você sentir que não consegue realizar alguma coisa, parta para a próxima opção. Ter uma tabela visual com as realizações, mesmo que muita pouca coisa tenha sido feita no fim do dia vai te ajudar a ver que você PODE fazer as coisas acontecerem.

A chave está em focar nos itens que foram realizados e não em se obcecar pelos que você não fez. “Eu não finalizei essa tarefa mas os pratos estão lavados.” Alternativamente, você pode considerar fazer uma lista de tarefas para você se sentir melhor com a sua habilidade de se envolver com algo, mesmo quando estiver deprimido.

Abrace sua rede de apoio

Não tenha medo de conversar com seus amigos mais próximos e com sua família sobre como você se sente. A depressão cresce enquanto você se afasta de tudo e de todos. O desespero pode fazer você se sentir como se precisasse fugir de tudo e não tem problema — leve o tempo que precisar — mas saiba que só o isolamento pode não melhorar o que você está sentindo.

Novamente, de um passo de cada vez: Convide um amigo próximo para ver um filme, de uma caminhada pelo parque, comece devagar. Não ceda à pressão social dos colegas para ir a uma festona ou à boate se você não se sente pronto para isso. Não há de errado em ficar na sua — você está levando o seu tempo para curar.

Outro conselho dos palestrantes: “Faça questão de expurgar negatividade externa limitando seu círculo a alguns amigos próximos que vão te animar no seu próprio ritmo.”

Não tenha medo de se elogiar

Lembre-se das suas realizações e seja suas próprias líderes de torcida. Apesar do conselho parecer com um disco arranhado, se envolver com pensamentos positivos e construir uma camada confortante de elogios para as suas próprias realizações vai te lembrar da beleza e do poder que você tem dentro de você.

Mesmo que você a princípio tenha dúvidas da validade das suas características e realizações, pouco a pouco o autoelogio sem críticas vai ajudar. “Você tem que fingir até conseguir.”

Procure ajuda profissional se for preciso

A depressão afeta todo mundo de maneiras diferentes. O que funciona para uma pessoa pode não ser exatamente a escolha certa para você, mas se você achar que precisa de ajuda profissional, não tenha medo de procurá-la. Antidepressivos, melhoradores de humor e terapia podem te dar a mãozinha que estava faltando para vencer a depressão.

O controle é a sua mente e você é o jogador principal, a depressão é mais um chefão que você tem que enfrentar. “Certifique-se de que você seja feliz e quando você for feliz, você pode ajudar outros.”

(imagem em destaque via darcyadelaide)

Publicado anteriormente em 12 de dezembro de 2015.


GX, ou GaymerX, é um “espaço queer”; uma convenção anual em Santa Clara, Califórnia, onde painéis focam em temas queer, mas todos são convidados e bem-vindos. Como um patrocinador de mídia orgulhoso do GaymerX, o Unicorn Booty cobre questões dos games de todos os tipos. Ingressos estão disponíveis em GaymerX.com.

Comments are closed.