O que é GHB? Os efeitos e popularidade da droga entre a população gay

This post is also available in: Inglês Espanhol Francês Tailandês Chinês Ucraniano

Uma das muitas “drogas de festas” mais populares entre a comunidade gay, a GHB tem sempre encontrado espaço nas manchetes nos últimos anos, especialmente depois de ter tirado a vida de alguém. (Mais recentemente, a morte da estrela de TV Joel Taylo foi atribuída a uma overdose de GHB a bordo de um cruzeiro da Atlantis). Inicialmente ganhando popularidade na década de 1990, a droga não foi ilegal nos Estados Unidos até o ano 2000, mas desde então tornou-se uma prevalecente em certos círculos gay da vida noturna. Mas o que é GHB, quais são seus efeitos no corpo e como isso pode contribuir para a morte de uma pessoa?

 

O que é GHB?

O GHB (ácido gama-hidroxibutírico) é um neurotransmissor de ocorrência natural desenvolvido pelas células do nosso organismo e ajuda na oxigenação dos tecidos corporais e ajuda a regular o sono, o humor e a ansiedade.

O GHB sintético, geralmente ingerido de forma líquida, é sedativo e depressivo. Seus efeitos podem variar de euforia e diminuição das inibições para a inconsciência e até a morte, dependendo da dosagem.

O GHB foi primeiramente vendido nos Estados Unidos no final dos anos 80 como um auxiliar do sono para narcolépticos e um auxiliar de desempenho atlético para ajudar os fisiculturistas a produzir hormônio do crescimento durante o sono profundo. Mas a Food and Drug Administration proibiu o GHB após algumas overdoses.

Em março de 2000, o governo dos EUA classificou-a como uma substância controlada ilegal.

 

Os efeitos físicos do GHB

Em doses baixas (0,5 a 1,5 gramas), o GHB pode produzir euforia, aumento da libido, inibições sociais reduzidas e sentimentos empáticos. Em altas doses (2,5 gramas ou mais), pode induzir a náuseas, respiração retardada, amnésia, sonolência, inconsciência e até mesmo a morte.

Os efeitos do GHB ocorrem dentro de 10 minutos até uma hora, durando uma média de duas ou três horas.

what is GHB 2

O GHB é uma droga muito difícil de se dosar além de ser altamente potente. Uma dose mais alta do que a intenção pode facilmente tornar alguém inconsciente.

Um estudo de 2011 com 226 mortes por GHB diz que 213 deles resultaram de insuficiência cardiorrespiratória e 71 não envolveram nenhuma outra droga junto.

 

Para que é usado o GHB?

Muitas pessoas usam o GHB como droga de festa. Porque apesar de ser um indutor do sono, faz com que os usuários se sintam bem antes de os deixar inconscientes. A maioria dos usuários recreativos de GHB tomam pequenas doses para obter a liga sem realmente passar mal. Os usuários geralmente se acostumam com a inconsciência ao usar a droga.

Entre os homens gays, o GHB continua popular nas casas noturnas e durante o sexo, muitas vezes em combinação com outras drogas. Ele fornece uma sensação de euforia semelhante ao álcool, mas sem a embriaguez, as calorias das bebidas ou a ressaca.

Também é difícil para a polícia detectar GHB, porque a droga deixa o sangue dentro de algumas horas.

O GHB também é usado às vezes como “droga do estupro”, porque o seu sabor claro, inodoro e ligeiramente salgado torna difícil a detecção de bebidas alcoólicas, e pode colocar uma “vítima” em um coma amnésico.