Evento “Outras NarratHIVas” no Sesc tem programação gratuita sobre HIV

No dia 1º de dezembro celebramos o Dia Internacional da Luta contra a AIDS e os eventos no Brasil e principalmente na cidade de São Paulo convidam a toda a comunidade a participar e se engajar em discussões que não apenas esclarecem, mas informa as novas prerrogativas sobre a doença e suas formas de prevenção.

No domingo, dia 8 de dezembro, o ator Ronaldo Serruya, Carué Contreiras e diversos outros palestrantes, estarão no encontro “Outras NarratHIVas”, uma programação que dá foco a histórias que abordam o HIV sob diferentes perspectivas de vida. O evento conta com bate-papo, oficinas e espetáculo de teatro com programação totalmente gratuita que acontece do dia 4 ao dia 12 de dezembro e a programação é extensa.

 

Sobre o evento

O foco central é responder as perguntas: Como construir novas narrativas artísticas em torno do HIV? Como suplantar as referências historicistas que ainda pululam no imaginário da maioria das pessoas quando a questão vem à tona?

Partindo do último texto do dramaturgo argentino Copi, intitulado “Uma visita inoportuna” e de um episódio da série “When we rise” do cineasta Gus Van Sant sobre o nascimento dos movimentos de direitos civis, aquele que trata da eclosão da epidemia no EUA e a consequente mobilização da comunidade LGBT, e também bebendo em bibliografias de pensadores como Susan Sontag, a  ideia da oficina é fazer uma fricção entre obras e contexto político-cultural desenvolvidos na década de 80 com o nosso tempo, e assim propor uma discussão que permita perceber a necessidade de se construir essas novas narrativas, e fazendo também refletir sobre estigmas, interdição dos corpos, inviabilizações de determinadas vivências e fobias que pairam sobre as afetividades de pessoas que vivem com HIV.

 

Serviço

Sesc Consolação – Rua Doutor Vila Nova, 245

Inscrições: 11 32343000

E-mail: consolação@sescsp.org.br