Rue De “Jogos Vorazes” É Bissexual E Você Também (Provavelmente)

This post is also available in: Inglês

Nessa semana, a estrela de 17 anos de Jogos Vorazes (The Hunger Games) Amandla Stenberg se assumiu como bissexual.  Stenberg — mais conhecida como Rue, a pequena e veloz naturalista que morre com uma lança no primeiro filme dos Jogos Vorazes — saiu do armário alguns dias depois de um estudo realizado pelo Centers for Disease Control and Prevention mostrar que jovens adultos são mais prováveis do que nunca de serem bissexuais. Isso quer dizer que se você está lendo isso, você pode ser bissexual também.

De acordo com os resultados da pesquisa mais recente do CDC — que foi realizada de 2011 a 2013 e incluiu 9.175 homens e mulheres dos EUA — homens héteros também estão fazendo mais sexo gay do que nunca. Todos os resultados foram obtidos anonimamente com o envio da resposta pelo próprio participante via computador. A pesquisa anterior foi realizada entre 2006 e 2010. Vamos ver o que dizem os resultados!

Existem mais mulheres bi do que nunca, e só vai aumentar

bisexual woman Dusty Springfield
Dusty Springfiel, bissexual notável

O número de lésbicas autodeclaradas está em 1,3%, o mesmo da pesquisa anterior do CDC. Ao longo dos anos, pesquisas mostraram que menos mulheres se identificam como lésbicas e mais se consideram como bissexuais.

A população bissexual feminina está crescendo substancialmente! 5,5% das mulheres se consideram bi — um crescimento de 41% em apenas três anos.

No geral, 17,4% das mulheres declararam ter tido uma experiência sexual com outra mulher. Isso quer dizer que impressionantes 12,6% de mulheres que se identificam como hétero tiveram algum tipo de sexo com outra mulher. Apesar de estar de acordo com a frequentemente repetida estatística de que “1 em 10” na sociedade são gays, isso sugere que o número de mulheres que se comportam de maneira bissexual na sociedade é na verdade bem maior.

Homens bi atualmente são mais numerosos que homens gays, o que não deveria ser uma surpresa

bisexual male Herman Melville
O autor de Moby Dick, Herman Melville, era bissexual.

O número de homens gays no estudo se manteve estável em 1,9%. Outros estudos apontam o número de homens gays muito maior, próximo de 4 ou 6%, mas 1,9% é consistente com o último estudo do CDC.

O que esta diferente agora é que a população bissexual masculina atualmente é mais numerosa que a população gay masculina, com um crescimento de 67% de homens identificados como bi de 2010 a 2013. Isso ainda é apenas 2% da população masculina, mas um aumento é um aumento. Além disso, 2,8% dos homens que se identificam como hétero declararam ter tido sexo oral ou anal com outro homem em suas vidas.

Casey E. Copen, demógrafo no CDC National Center for Health Statistics e líder do estudo, disse que os estudos anteriores consistentemente apontam que as mulheres se identificam como bissexuais bem mais frequentemente que os homens. Além disso, com estudos autodeclarados assim, a escolha de palavras pode ser muito importante. As mulheres foram perguntadas se elas já fizeram sexo oral “ou qualquer outra experiência sexual” com uma mulher, enquanto os homens foram perguntados especificamente sobre sexo oral e anal.

Pesquisadores dizem que estudos como esses são importantes porque as autoridades da saúde pública precisam atingir populações específicas com informações sobre sexo mais seguro e educação sexual.

Com a diminuição do estigma cercando as atividades sexuais que não são heterossexuais, pode ser mais provável que homens e mulheres experimentem, e também mais provável que relatem quando perguntados. A população mais bissexual, de longe, foi a demografia de 18-24 anos, que cresceu em uma época mais tolerante sexualmente do que a dos grupos mais velhos.

(imagem em destaque via Jack Zalium)

Publicado anteriormente em 9 de janeiro de 2016.