Regras do tribunal de Taiwan saem a favor do casamento do mesmo sexo

This post is also available in: Inglês Espanhol Francês Tailandês

O Conselho Constitucional taiwanês, na quarta-feira, 24 de maio tomou uma decisão histórica, que prepara o caminho para a igualdade de casamento.

A decisão afirma que o código civil regula que o casamento só pode ser entre um homem e uma mulher “viola” as garantias constitucionais de liberdade de casamento e igualdade entre os cidadãos.

Na tarde de quarta-feira, os oponentes e partidários da legalização do casamento homossexual se encontraram no centro de Taipei para aguardar a decisão do Conselho.

A decisão foi tornada pública às 16h em Taiwan e acolhida pelos defensores do casamento. Na primeira fila da mobilização há anos, o militante LGBT de longa data, Chi Chia-wei, levou a petição perante o Conselho Constitucional. Ele disse à AFP pouco antes da decisão que estava “100% confiante” que a decisão será positiva. No entanto, a sociedade taiwanesa continua dividida nesta questão e uma maioria de cidadãos se opõe a ela.

Em uma declaração emitida após a decisão histórica do Conselho Constitucional, a Coalizão de Igualdade de Casamento de Taiwan disse:

 

“Agora, no ano de 2017, uma vez que os grandes juízes – vistos como guardiães da Constituição – declaram o Código Civil existente inconstitucional e que a igualdade do casamento é consistente com o valor Constitucional, acreditamos que os legisladores não devem mais hesitar e ociosos, imediatamente iniciar a deliberação sobre o projeto de lei e continuar com mais procedimentos legais, transformando a igualdade de casamento em uma realidade e concedendo casais do mesmo sexo a proteção legal que merecem”.

Antes da eleição presidencial, o presidente Tsai Ing-Wen prometeu abertamente seu apoio para a igualdade do casamento em sua página de Facebook no dia 31 de outubro de 2015. O Hornet, a empresa-mãe do Unicorn Booty, tem estado ativa por meses a favor da legalização do casamento do mesmo sexo em Taiwan. A decisão desta manhã é uma grande vitória para todos nós! gay-pride-taiwan Segundo observadores, a decisão do Conselho Constitucional em Taiwan poderia ter repercussões em toda a região. Na Coréia do Sul e no Japão, as associações também exigem igualdade de casamento.

(Imagem holgs via iStock)