UNAIDS lança campanha para sensibilizar: E se fosse com você?

A Unaids, agência da ONU para HIV/Aids, reuniu personalidades da comunicação, empreendedorismo e defesa dos direitos LGBT para lançar a campanha “E se Fosse Com Você”.

Os youtubers Tuy e Biel introduziram o evento que foi conduzido pela repórter e apresentadora Glória Maria na Sala no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo nesta terça-feira.
A noite culminou com um pocket show de Wanessa Camargo, embaixadora da Unaids no Brasil. Durante a noite subiram ao palco para debater Bruno Motta, do bloco “Boca de Veludo”, o empresário Fernando Scarpi e André Fischer da Hornet Brasil, que, patrocinou os drinks servidos durante todo o evento.

Questões sobre preconceito, testagem, informação sobre as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), aceitação, formas de prevenção e tratamento foram discutidas entre os participantes que contaram suas experiências e de que forma combatem o preconceito.

“Eu resolvi contar pra todo mundo através de um vídeo no Youtube, porque queria entender melhor o que estava acontecendo comigo através do apoio das pessoas. O vídeo viralizou e eu simplesmente ajudei milhares de pessoas a lidar com sua condição simplesmente por dividir abertamente a minha”, contou o youtuber Gabriel Comicholi do canal de youtube HDiário.

Questões como identidade de gênero, racismo e a redefinição de “sexo seguro” também foram tema do encontro que contou com a presença do Encarregado de Negócios da Embaixada do Reino Unido do Brasil Wasim Mir e Georgina Braga, diretora ad Unaids Brasil.

“O grande desafio do Hornet no Brasil é falar sobre AIDS com homens gays de diferentes partes do país, idades, grupos e classes sociais e quebrar tabus como a revelação sobre estado sorológico” afirmou André Fisher.

Uma das discussões envolveu o termo “população-chave” para substituir “grupo de risco” e sobre quem faz parte desse grupo e também por que a designação MSM (homens que fazem sexo com homens) se tornou tão importante para as pesquisas com o PrEP, que acaba de chegar ao Brasil pelo SUS.

O encontro encerrou com um live da cantora Wanessa que interpretou Coda e outros sucessos de sua carreira em versão voz e violão além de fazer um dueto com Gabriel Estrela fechando a noite.